medo_avião - Eu voo sem medo

Ir para o conteúdo

Menu principal:

medo_avião

O Programa "EU VOO SEM MEDO" é um programa personalizado onde a avaliação psicológica é feita individualmente, respeitando a privacidade de cada caso. Dependendo da situação podemos optar pelo tratamento individual e a única atividade em grupo poderá ser a viagem que é realizada como finalização do tratamento. Este tratamento tem apresentado um alto índice de sucesso em Curitiba.

As pessoas que tem realizado o programa referem que "o tratamento mudou sua forma de ver um voo" (M), que "aprenderam a identificar o que realmente provocava o medo e aprenderam a superar e ter mais autocontrole" (G), "voar foi poder retomar as viagens e conhecer novos lugares" (A), "foi um aprendizado sobre o funcionamento dos aviões, o que deu mais tranquilidade para lidar com a turbulência" (S), "foi aprender a lidar com as fraquezas individuais" (E).
 
O Programa poderá ser realizado de forma individual ou em grupo e está organizado para acontecer em 20 horas (16 horas com a Psicóloga e 4 horas na EPA com o instrutor e no simulador) que poderão ser divididas durante um mês ou mais, conforme a disponibilidade de horário de cada pessoa. Algumas pessoas precisam de um tempo maior para terminar o programa e isso é respeitado durante o processo do tratamento.

A Psicóloga utiliza a técnica da Terapia Cognitivo-comportamental trabalhando com:

Psicoeducação: explicações a respeito dos sintomas, estratégias de enfrentamento, química do medo, etc.

  • Treino de técnicas para controlar a ansiedade.

  • Treino em Biofeedback: Em alguns casos será usado o Biofeedback, uma ferramenta utilizada na área da Psicologia que tem como finalidade desenvolver a capacidade de autocontrole, por meio de técnicas cognitivas, do relaxamento e da respiração. O Biofeedback é um aparelho que conectado ao individuo permite, por meio das respostas galvânicas da pele e dos batimentos cardíacos, uma regulação da sua fisiologia e das emoções contribuindo na redução da ansiedade e no controle do estresse.

  • Exercícios de respiração e relaxamento.

  • Reestruturação cognitiva: análise dos pensamentos disfuncionais.

  • Diário de atividades.

  • Biblioterapia.

  • Dessensibilização sistemática, na imaginação, em vídeos, simulador.

  • Acompanhamento terapêutico: Vôo comercial em companhia aérea nacional.

  • Acompanhamento sobre a evolução do tratamento e se necessário faz-se sessão de reforço.


Palestra com Piloto Instrutor de Voo

  • Aspectos técnicos do voo.

  • Aspectos sobre a segurança de voo.

  • Influencia da meteorologia nos voos (turbulência).

  • Uso do simulador de voo.



CAFFT- Computer Assisted Fear of Flying Treatment

É um programa de tratamento para o medo de voar realizado por meio de computador. Consiste em uma técnica de exposição que apresenta estímulos que geram ansiedade e que a partir da exposição prolongada provoca a habituação ao estimulo fóbico de tal maneira que a pessoa deixa de ter medo.

O CAFFT tem demonstrado sua eficácia em diversos estudos científicos. O uso do computador associado ao tratamento para o medo de voar está ganhando espaço dentro dos tratamentos psicológicos. Estas técnicas motivam os pacientes para que estes sejam mais ativos na terapia, assumindo o controle pelas próprias mudanças em relação ao medo.

Visualize o cartaz em modo pdf
clique aqui




 
Rua Buenos Aires, 444 - Cj.: 11 - 1º andar
CEP: 80.250.070
Curitiba - PR - Brasil
(41) 98804-2716
[email protected]
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal